Classificações

Os envios individuais podem ser avaliados utilizando uma escala baseada na teoria da aprendizagem isolada e colectiva.

Esta teoria pode ajudá-lo a observar as interacções humanas sob um ponto de vista diferente. Explica duas formas diferentes de avaliar e aprender aquilo que vemos e ouvimos.

Apesar de podermos utilizar estes dois métodos em conteúdos e períodos diferentes, é útil para exemplificar, imaginar duas pessoas, uma conhecedor isolado (Jim) e uma conhecedora colectiva (Mary).

Já reparou nestes exemplos que o aluno isolado é masculino e a colectiva é feminina? Alguns estudos sobre o assunto provam estatisticamente este facto, no entanto, qualquer pessoa pode estar entre estes dois extremos.

Para um grupo de alunos mais colaboradores e empenhados, o ideal seria se utilizassem AMBOS os métodos.

Numa situação específica, como num fórum na Web, um único envio feito por alguém pode revelar qualquer uma destas características, ou até ambas. Alguém que normalmente é muito colectivo pode enviar uma mensagem de cariz isolado e vice versa. O benefício de avaliar cada envio usando esta escala é:

  1. ajuda-o a pensar sobre estes temas ao ler outros envios
  2. providencia um diganóstico a cada autor no modo como é visto pelos outros

Os resultados não são usados para avaliar os alunos em nenhuma forma, mas são usados apenas para ajudar a melhorar a comunicação e a aprendizagem.


Caso esteja interessado, seguem-se algumas referências a documentos elaborados pelos autores que originalmente desenvolveram estas ideias:

Índice de todos os ficheiros de ajuda
Língua na qual mostrar esta ajuda: English